Alimentos que ajudam a combater a depressão

Se sofre de depressão, saiba como é importante ter todos os recursos disponíveis para superar esse distúrbio com eficácia. A alimentação saudável pode, assim, tornar-se na melhor terapia natural para melhorar o seu humor.

O papel da dieta no combate à depressão

Os alimentos que compõem a sua dieta habitual têm influência determinante no seu humor. Partindo dessa premissa, vários estudos científicos mostraram que cuidar do que come pode ajudar a melhorar alguns sintomas da depressão.

De facto, o cérebro requer uma série de nutrientes essenciais para funcionar adequadamente, e estes também podem influenciar positivamente os distúrbios emocionais, como a depressão. É o caso da vitamina D, E, B9, B1 e B12, ácidos gordos ómega 3, fibras e minerais, como magnésio e cálcio.

Além disso, tenha em mente que alguns alimentos estimulam o organismo a segregar serotonina e endorfinas, o que faz com que se sinta bem e feliz. Podem, portanto, ajudá-lo a recuperar o seu bom humor.

A importância da serotonina

A serotonina é um neurotransmissor que todos nós temos no corpo, e a falta dela pode levar a distúrbios emocionais, como depressão ou ansiedade. Para garantir que produzimos o suficiente, precisamos de ingerir triptofano. Este aminoácido está presente em alimentos como nozes, ovos ou peixe gordos. Por isso, deve estar presente na dieta das pessoas que precisam superar os sintomas da depressão.

O melhor de tudo, é que uma refeição com esses ingredientes pode ajudar a melhorar o humor de uma pessoa, quase instantaneamente. Podemos ir mais além e aproveitar os benefícios que certos alimentos nos dão, para melhorar o nosso humor, se os consumirmos regularmente numa dieta variada e saudável.

Alimentos contra a depressão

Embora haja muitos alimentos que podem ter efeitos favoráveis sobre a depressão e ajudar a melhorar o nosso humor, vale a pena considerar alguns dos mais eficazes.

Perú e frango

Esses dois tipos de carne branca são muito ricos em triptofano. Portanto, se os introduzirmos na nossa dieta regular, podemos ter a certeza de que estamos a segregar serotonina suficiente para gerar sensação de bem-estar.

Nozes

Uma dose diária de frutos secos, especialmente nozes, é essencial para fornecer ao corpo a dose de ácidos gordos monoinsaturados necessários para garantir que o sistema cardiovascular funcione adequadamente e, além disso, estimular o humor. Os frutos secos são bons para melhorar a concentração e os níveis de atenção.

Chá verde

Beber chá verde tem uma série de efeitos benéficos para o organismo mas, neste caso, é importante notar que este contêm teanina, um aminoácido essencial que tem uma ação relaxante e protege contra a depressão.

Peixes gordos

Se costuma comer salmão, sardinha ou outros peixes gordos, saiba que ingere a quantidade de ácidos gordos ómega 3 de que precisa para ajudar o seu cérebro a manter-se saudável e a liberar serotonina, uma substância básica para se sentir bem.

Chocolate negro

Uma dose moderada de chocolate negro é um deleite para a maioria das pessoas mas este é, também, um superalimento que o ajudará a melhorar a sua saúde. Contém antioxidantes e estimula a produção de serotonina, além de reduzir a quantidade de hormonas de stress no organismo.

Iogurte

Comer cerca de dois iogurtes por dia também  poderá ajudá-lo a melhorar o seu humor e superar os sintomas de depressão. As bactérias presents neste alimento são benéficas para regular as funções cognitivas e emocionais, tornando-se nos seus melhores aliados para o bem estar físico.

Aveia

Não há dúvida de que este é um dos cereais mais completos que pode ter na sua despensa. Além das suas propriedades, benéficas para a digestão e para manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados, contém ácido fólico e vitaminas que impedem o corpo de perder energia.

Quinoa

Outro cereal que deve ser um dos pilares da sua dieta. Contém proteínas, fibras, gorduras e hidratos de carbono, uma combinação perfeita para se sentir melhor no seu dia a dia.

Açafrão

Pode usar o delicioso sabor desta especiaria para melhorar algumas de suas receitas, mas o que não sabe é que isso também ajuda a melhorar sua saúde física e mental. Por um lado, é eficaz como anti-inflamatório e para tratar problemas nas articulações, por outro, é um excelente aliado na melhoria do humor e da memória.

A alimentação saudável é essencial se quer estar em boa forma física e emocional. Adicione esses alimentos à sua dieta diária, para aproveitar todos os benefícios e até melhorar o seu humor, o que é fundamental se estiver a recuperar da depressão.

 

Bitnami