A receita

O chefe da equipa

Raquel Silva

Somos uma equipa de 2 (duas) que faz tudo em equipa, pelo que na cozinha não é exceção! O meu nome é Raquel e a minha companheira é a Maria – tem 9 anos, é a minha filha e já sabe muito bem “mexer-se na cozinha (desde os 6 anos que faz arroz como um chef e outras iguarias). A receita que vamos apresentamos é um Rosbife que excecionalmente vamos acompanhar com batata frita (esta é mesmo exceção), couve bruxelas salteadas e um arroz branco (para os avós que não apreciam batata frita).
Começamos por massajar a carne com sal e pimenta preta. Levamos ao lume um tacho grande e cobrimos o fundo com um dedo de azeite e uma noz de manteiga, Juntamos os dentes de alho (4) e asa folhas de louro (3) e deixamos que o alho frite e aromatize o azeite.
Quando os alhos começarem a ficar castanhos, retiramos e subimos o lume. Com o azeite bem quente, colocamos a carne e selamos – fritamos rapidamente todos os lados para que ganhe uma crosta e conserve os sucos.
Depois de selada a carne, reduzimos o lume, juntamos os cominhos (1 colher de chá) e o vinho (100ml de vinho do Porto) e tapamos. Deixamos que cozinhe cerca de 5 minutos de cada lado e ao virar raspamos o fundo do tacho para que se soltem os restos de fritura que irão dar sabor ao molho. Deixamos cozer de todos os lados e retificamos os temperos de sal e pimenta. Quando estiver pronta retiramos do lume e deixamos que descanse por uns minutos, antes de cortar em fatias finas.
A par da preparação da carne temos todo o resto para fazer – fritar as batatas cortadas em palitos finos, cozer as couves bruxelas e salteamos em azeite, alho e um pouco de bacon, e ainda o arroz branco (num tacho coloca-se um pouco de azeite, um alho picado e um copo de arroz agulha. Deixa-se fritar e adiciona-se 2 copos de água e sal a gosto. Deixamos ferver, mexemos e baixamos o lume para o mínimo e deixamos cozer cerca de 20 minutos).
Agora é só ir para a mesa!