Como aproveitar ao máximo os momentos em que utiliza o seu forno

O forno pode ser um dos melhores aliados na cozinha, embora muitas pessoas não saibam aproveitar ao máximo o seu potencial.

Ao longo dos anos as capacidades dos fornos foram evoluindo, facilitando formas de cozinhar e, principalmente, de limpar. Por exemplo, um dos truques mais importantes para preparar biscoitos caseiros é ter certeza de que a bandeja está sempre bem centrada. Desta forma, o cozinhado será mais homogéneo.

Para calcular o tempo de cozinhado, é muito importante ter em atenção a textura dos alimentos, o seu tamanho e, até mesmo, a quantidade de fibra ou gordura presentes. É, também, de extrema importância ter o cuidado de desligar o forno antes que o tempo de cozinhado termine. Ao fazê-lo, poderá usar o calor residual que permanece algum tempo no forno.

O forno é um eletrodoméstico indispensável numa cozinha, devido às suas múltiplas funcionalidades. Como tirar o máximo partido do seu forno para fazer biscoitos caseiros? Quantas vezes já lhe aconteceu retirar biscoitos do forno que parecem estar no ponto, mas cuja massa está crua por dentro? É muito comum isto acontecer quando se cozinha a medo.

Tendo esta questão em conta, apresentamos-lhe alguns truques para o evitar e cozinhar os melhores e mais deliciosos biscoitos.

Ingredientes

Os ingredientes mais comuns são ovos, açúcar, sal, manteiga, farinha, fermento e alguns condimentos a gosto. Antes de iniciar o processo, pese todos os ingredientes com precisão e reserve-os à temperatura ambiente (a menos que alguns dos ingredientes precisem de estar frios).

Se a receita não disser o contrário, o tamanho dos ovos deve ser M, o que corresponde a cerca de 55 ou 65 gramas por unidade. Á massa deverá sempre adicionar uma pequena quantidade de sal para realçar o sabor do doce. No entanto, caso utilize manteiga com o sal, não se torna necessário acrescentar sal à massa.

Se fizer biscoitos de chocolate, um truque para melhorar o sabor passa por acrescentar uma colher de café expresso. Prefira utilizar farinha de trigo e fermento como um impulsionador químico. Neste caso deverá optar por fermento em pó e não a versão fresca.

Para conferir mais sabor à massa utilize essência de baunilha, casca de laranja ou limão ralada.

A massa

Se preferir que os seus biscoitos fiquem mais esponjosos a massa deverá ter mais ar. Para isso, bata as claras num recipiente e as gemas com o açúcar noutro. A farinha deve ser sempre peneirada, com o fermento incorporado. Caso não tenha fermento químico, pode sempre substituí-lo por bicarbonato de sódio. Adicione uma colher para cada meio quilo de farinha.

Junte a farinha aos ovos batidos, de imediato, para que o ar não se perca. A farinha deve ser acrescentada aos poucos, para que fique totalmente incorporada com o resto dos ingredientes e não se formem grumos.

O cozinhado

Quando a massa estiver pronta, ponha-a cozinhar imediatamente. Poderá ajudar dando alguns golpes suaves na forma antes de a colocar no forno, para que o ar saia. É importante que forno esteja pré-aquecido, e à temperatura certa (geralmente 180ºC). Para evitar que a massa pegue à forma, o indicado à untá-la com manteiga, polvilhar com farinha e remover o excesso.

Quando colocar a massa no forno, e caso queira usar o turbo ou a ventilação, é aconselhável baixar a temperatura uns 10ºC. Cada forno funciona de maneira diferente, mas uma boa forma de conseguir regular a temperatura, quando cozinhar biscoitos, passa por reparar no crescimento da massa. Se as laterais não estiverem a subir é porque deve aumentar a temperatura; se o centro da massa subir muito então é porque a deve baixar.

A regra básica para preparar os melhores biscoitos é nunca abrir a porta do forno durante o processo, pelo menos durante dois terços do tempo do cozinhado. Uma vez passado este período de tempo, poderá abrir a porta para verificar o ponto de cozinhado dos biscoitos. Utilize um palito para verificar em que ponto estão os biscoitos e, quando este sair limpo, é porque a massa está cozida.

Caso não queira que os seus biscoitos fiquem com um tom muito acastanhado, o melhor será colocar papel de alumínio por cima do tabuleiro. Se tiver em consideração todos estes truques, na altura de preparar os seus biscoitos, o resultado será garantidamente perfeito. Não se esqueça que o forno será sempre o seu melhor amigo na cozinha. As melhores refeições e sobremesas podem ser confecionadas neste equipamento.

Bitnami