Cozinhar para toda a família: truques e dicas para preparar refeições para a semana

Planear e organizar as refeições da semana é, cada vez mais, uma necessidade para muitas famílias. Com algumas dicas, é possível poupar tempo e dinheiro, alimentar melhor as crianças e confecionar pratos mais saudáveis.

Depois de um longo dia de trabalho, quando o corpo já pede descanso e o amor dos filhos, fazer o jantar e preparar a marmita do dia seguinte pode ser um dilema. A vontade é pouca, faltam ingredientes na despensa e o orçamento não estica para encomendar uma refeição saudável, simples e equilibrada. A opção acaba por recair frequentemente em comida pouco nutritiva e nada saudável. Mas, optar por alimentos muito processados, não é solução. Uma hipótese para evitar este stress em frente ao fogão passa por planear refeições com antecedência.

Porquê deixar para a semana o que se pode fazer ao domingo? O objetivo é deixar feitos os pratos de toda a semana para otimizar o tempo, a carteira e evitar desperdícios e compras desnecessárias. Comece por arrumar a dispensa, o frigorífico e o congelador para fazer uma lista de compras e definir previamente o que vai cozinhar. Se conhecer antecipadamente a ementa da escola dos seus filhos, poderá alternar e complementar a alimentação de toda a família. Lembre-se é de incluir sempre proteína, hidratos de carbono e um acompanhamento vegetal.

Um dos truques passa por fazer pratos diferentes ou vai enjoar rapidamente. Se apostar sempre nas receitas que conhece é capaz de começar a sentir-se entediado com os mesmos sabores. O segredo é escolher receitas que tenham ingredientes e formas de confeção em comum para rentabilizar o tempo. Fez molho de tomate? Pode usar em lasanha e massa à bolonhesa. O mesmo com a carne que pode utilizar na lasanha e também serve para empadão. Ótimos pratos para congelar depois de cozinhados e poupar trabalho.

Opte por congelar logo em doses individuais para cada refeição mas não se esqueça de escrever a data de congelação nas embalagens. Por norma, quase tudo pode ser congelado sem perder as suas propriedades e, uma refeição congelada, conserva-se três meses num bom congelador. Para um lanche improvisado, prepare ovos cozidos que facilmente podem ser adicionados a quinoa com verduras para uma refeição completa. Já os legumes pode cozinhar de forma diferente para que os possa ir combinando. O importante é que seja prático e que se adapte estilo de vida de cada membro da família.

Bitnami