Como tornar o redon numa refeição variada e saudável?

Nunca foi tão importante aprender a não desperdiçar comida como agora. Mas de que forma aproveitar a comida que sobra?

Redon. Parece uma expressão gastronómica francesa muito elaborada, mas na verdade nem é. Redon é tão pura e simplesmente isto: Re(stos) d(e) on(tem). Sabendo que, por enquanto, não convém fazer deslocações desnecessárias – o que passa por não fazer mini compras à segunda, quarta e sexta – chegou a hora de colocar a nossa família a comer de forma mais saudável, aproveitando a comida que sobrou na refeição anterior. Mas para isso, muitas vezes, é preciso ser criativo.

Por exemplo, sabendo que os legumes são tão importantes na nossa alimentação, a Ordem dos Nutricionistas lançou, em conjunto com a Direção-Geral de Saúde, um plano para manter uma boa alimentação durante esta pandemia. Neste sentido, um dos conselhos dados é, em primeiro lugar, planear as refeições da semana, para que não lhe falhe nenhum ingrediente para as suas refeições.

Imagine que faz uma carne assada, mas que sobra um pouco. Experimente pegar no que sobra e fazer um empadão com carne ou arroz. Por outro lado, aqueles legumes cozidos com pescada ao qual as crianças costumam fazer cara feia podem-se tornar num excelente puré de legumes, muito saboroso e sem ser necessária grande técnica. Caso estes não sejam em quantidade suficiente para alimentar o seu “batalhão”, utilize os mesmos numa sopa rica em nutrientes!

Organize a sua ementa. Refeições variadas, ricas em cores e nutrientes, com alimentos que podem ser utilizados em diversos pratos podem ser a dica que precisava para manter a sua saúde (e a da sua carteira) em dia!