Crianças na cozinha, hábitos saudáveis para a vida

Envolver os filhos na confeção das refeições é uma boa ideia, diz estudo. Hoje, as crianças estão cada vez mais expostas a produtos processados e a uma alimentação pouco saudável.

(Foto: Orlando Almeida/Global Imagens)

Segundo um estudo do Centers for Disease Control and Prevention, que reviu oito estudos anteriores e fez vários testes com crianças entre os 5 e os 12 anos, envolver as crianças na cozinha é uma das formas mais eficazes de criar hábitos alimentares saudáveis duradouros.

Para Derek Hersch, um dos autores da pesquisa, “é importante expor as crianças a alimentos saudáveis de uma forma positiva. Envolver os pais neste processo é crucial. Elas sentem-se mais confortáveis em casa, logo, mais recetivas a experimentar outras coisas sem estarem tão resistentes a produtos saudáveis”.

COZINHE EM FAMÍLIA E GANHE PRÉMIOS

A Notícias Magazine, a DN Life e a Teka estão a promover o passatempo Brincar na Cozinha. Basta juntar a família, escolher a receita, executá-la de forma divertida e filmar ou fotografar o momento. Aceda ao site e, até 30 de novembro, faça o upload das fotografias, seguindo o regulamento do passatempo.

Até 31 de dezembro, os amigos e familiares podem votar no seu vídeo ou fotografias. As famílias autoras das seis receitas mais votadas vão depois recriar o prato ao vivo numa cozinha Teka, na grande final de 21 de março, perante um júri. Ganha quem apresentar uma receita completa e com ambiente familiar mais descontraído.

Os vencedores recebem um voucher de três mil euros da agência Abreu para uma viagem com destino à escolha e um vale de dois mil euros em eletrodomésticos Teka. As restantes cinco famílias finalistas recebem um vale de mil euros em eletrodomésticos Teka.

Bitnami