Dicas para manter a hidratação dos pequenitos

Escola e calor são uma combinação que acentua a necessidade de prevenir a desidratação dos mais pequenos. Mas nem sempre é fácil fazê-los beber água.

Beber água é vital para a nossa saúde, isso é certo. Mas manter um olho na quantidade de água que os mais pequenos ingerem é também fundamental. Levá-los a ingerir água nem sempre é fácil, mas existem algumas dicas que poderá seguir.

Experimente incutir-lhes essa prática através da observação. Muitas vezes as crianças imitam os gestos das pessoas adultas que estão mais próximas delas, por isso, beber água à frente deles poderá provocar neles a vontade de também fazer o mesmo.

Por outro lado, quando a sua criança for para as aulas ou até mesmo quando for brincar para a rua com os amigos, assegure que leva com ela uma garrafa de água, de forma a manter-se hidratada durante o período em que aprende e brinca.

Se o mais pequeno não é fã de água, experimente fazer chás (principalmente frios no tempo quente) e mantê-los num sítio que lhe seja acessível. Por outro lado, podem também fazer limonadas e sumos naturais.

Para além de ser uma atividade que podem fazer em conjunto, é algo muito saboroso e também nutritivo. Lembre-se que não deve acrescentar açúcar às bebidas, optando por deixar o sabor naturalmente doce.

Se mesmo assim é difícil fazer a sua criança ingerir líquidos, experimente dar-lhe frutas ricas em água, como é o caso da melancia e do melão. Para além do sabor doce, é uma boa fonte de nutrição e acaba por mantê-lo hidratado.
Como vê, são muitas as soluções para combater a desidratação para além da habitual água, basta ser criativo!