Dicas para manter a sua comida sempre saborosa

Agora que passamos os nossos dias em casa está na altura de largar todas as desculpas que usávamos para não fazer algumas tarefas, como organizar o frigorífico. Descubra como pode conservar os alimentos para manter a sua comida sempre saborosa.

Se há coisa que devíamos manter sempre organizado, mas que nem sempre temos vontade de o fazer, é o frigorífico. Não só porque é o coração da cozinha, mas também porque um frigorífico organizado é sinónimo de alimentos mais conservados e saborosos.
Um dos problemas é não saber como começar a organização, mas antes de se preocupar com isso, que tal chamar os miúdos para o ajudarem nesta tarefa? Vai ver que juntos vão levar muito menos tempo e a tarefa de organizar o eletrodoméstico até pode ser uma atividade gira para fazer com as crianças.

O ponto mais importante é não encher em demasia as prateleiras, uma vez que é importante que o ar circule e que a temperatura seja constante.

Atravessamos momentos difíceis e se antes devíamos ter cuidado, então agora os cuidados tornaram-se redobrados. Como tal, antes de guardar a fruta ou os legumes no frigorífico deve lavá-los para que não deixem bactérias.

Sabia que devia manter os legumes dentro do saco de plástico e ainda meter lá dentro uma folha de papel de cozinha? Apostamos que não, mas tem uma explicação. O saco e o papel vão ajudá-lo na absorção da humidade, fazendo com que a fruta e os legumes durem mais tempo.

É certo que devemos ser amigos do ambiente, mas no que diz respeito ao frigorífico os alimentos devem acondicionados e protegidos o mais possível para não secarem ou ganharem bactérias. Para além disso, desta forma evita odores. É isso que todos queremos, certo?

Marque na sua agenda uma limpeza do frigorífico pelo menos uma vez por mês. Para facilitar a limpeza deve misturar 2 colheres de bicarbonato de sódio para cada ¼ de água quente.

Os detergentes são de se evitar na limpeza do eletrodoméstico, uma vez que os alimentos podem absorver o cheiro e ninguém quer comida a saber a detergente.

Outro dos passos importantes a dar diz respeito à limpeza das borrachas das portas, pois a falta de lavagem pode reduzir a eficácia do isolamento do frigorífico. Para o fazer deve utilizar um pano humedecido e depois secar com um pano limpo.

A limpeza do frigorífico é mais fácil do que parece. Para além dos cuidados a ter na limpeza e na organização, é importante que, caso se ausente de casa durante uns dias, o desligue e esvazie. Deve deixar as portas abertas para evitar o mau cheiro e poupar energia.

Sabemos que não é a tarefa preferida, mas é importante que seja feita. E se seguir as nossas dicas, acredite que até se vai sentir melhor sempre que abrir o frigorífico.