Fazer uma alimentação equilibrada e de forma saudável é, muitas vezes, um desafio. Para fazer a sua lista de compras, confira sempre a validade dos produtos, de forma a armazenar durante mais tempo. Porém, ficam já aqui umas dicas sobre alimentos que têm um prazo largo:
Mel: Dizem os antigos que o mel não tem prazo de validade. E isso não é totalmente falso. Se bem armazenado, este doce natural pode durar muito tempo, isto porque não contém muita água, logo os micro-organismos não se conseguem desenvolver no mesmo. Para além disso, é mais saudável do que o açúcar refinado.
Feijão: Não o de lata, mas aquele seco, pode durar bastante tempo, desde que, tal como o mel, esteja bem armazenado. Para o cozinhar, basta voltar a colocá-lo de molho durante algum tempo.
Batata: A batata, quando armazenada em condições corretas, pode manter-se até dois meses. Para além disto, é um alimento que pode ser confecionado de diferentes formas, podendo ser uma forma de manter uma alimentação equilibrada e com muitos nutrientes.
Abóbora: A abóbora é outro alimento que se pode conservar durante alguns meses, principalmente quando mantida num ambiente fresco e seco. Para além de a poder utilizar em diversos pratos, pode ainda aproveitar todos os seus componentes (como é o caso das sementes).
Laranjas: As laranjas, em temperatura ambiente, geralmente duram cerca de uma semana. Mas, se bem acondicionada no frigorífico, poderá prolongar esse período de tempo por mais uma semana.
Se acha que mesmo assim não é suficiente e vê que tem algum ingrediente em risco de perder qualidade, poderá sempre congelar. Pode depois aproveitar para fazer uma deliciosa sopa, batidos, sumos refrescantes ou purés!